16 de julho de 2012

Dez motivos para o São Paulo jogar no 3-5-2


Salve nação das Três Cores.

Hoje gostaria de falar sobre um assunto que vem tomando conta dos fóruns de discussão, redes sociais e blogs de torcedores soão paulinos: o sistema de jogo que deve ser adotado pelo Tri-Mundial, a principal deficiência do São Paulo está no meio de campo devido à falta de volantes de marcação e acredito que a solução para o setor seja a mudança no sistema de jogo, discutindo com amigos escrevo abaixo 10 motivos para o Tricolor ser escalado no 3-5-2.

1)    No futebol atual a receita de sucesso dos vencedores é um sistema defensivo forte e se nossos zagueiros não passam segurança penso que escalar três jogadores no setor deixaria o time mais confiante.

2)    A proteção à zaga pode ser mais importante que os zagueiros em si, e devido à fragilidade de nossos laterais e volantes quando o assunto é marcação a dupla de zaga esta sempre vulnerável.

3)    Sem Wellington e Fabrício que estão no departamento médico o time perde opções na marcação no meio, pois temos no setor com características de marcação apenas Denílson e Rodrigo Caio que não goza ainda da confiança dos treinadores.

4)    Cícero e Casemiro são bons jogadores, tem muita qualidade técnica e podem ajudar muito o São Paulo, mas são lentos e não marcam bem, por isso “hoje” não devem jogar juntos já que o meio de campo fica lento e frágil defensivamente.

5)    Nossos laterais são bons ofensivamente, mas são fracos na defesa, portanto escalar três zagueiros e dois volantes liberando os mesmos seria muito bom, ajudariam na armação além de dar ao time segurança na defesa, pois eles teriam cobertura.

6)    Com a liberação dos alas e a subida de um dos volantes nosso meio de campo fica mais povoado e esses jogadores ajudariam Jadson na armação, pois sozinho no setor ele é facilmente anulado.

7)    Com a chegada de Jadson e dos alas, Luís Fabiano não precisaria voltar tanto para ajudar na armação e quando o fizesse, com o meia e os alas mais próximos, não precisaria correr tanto, pois não é mais um garoto e tem menos vigor físico.

8)    Além de ajudar Luís Fabiano a subida dos alas, sem muita preocupação defensiva, ajudaria muito Lucas ou Osvaldo fazendo jogadas de ultrapassagem.

9)    Sempre que jogou no sistema com três zagueiros o São Paulo se mostrou mais seguro e respondeu positivamente em campo.

10)  As últimas grandes conquistas do São Paulo aconteceram no sistema 3-5-2, talvez voltar ao sistema seja o sinônimo de voltar a vencer e penso que hoje temos um elenco mais qualificado para esse sistema com dois bons alas (não volantes improvisados) e um meia, coisa que não tínhamos antigamente.

Com a volta de Wellington, mais rodagem de Rodrigo Caio, mais treinamento e confiança podemos voltar a jogar no 4-4-2 até porque teremos em breve Cañete para dividir com Jadson a responsabilidade na armação, mas hoje precisamos de segurança e de conquistar pontos, portanto acho que o mais simples e escalar o time com três zagueiros e eu o escalaria assim:

Denis; João Filipe, Rafael Tolói e Rhodolfo; Douglas, Denílson, Rodrigo Caio, Jadson e Cortez; Osvaldo e Luís Fabiano.

Abraços a todos!

Guine

Siga no twitter
Discussões e opiniões sobre futebol e sobre o Tri-Mundial.

Esse artigo foi escrito por Guine

0 comentários: