25 de maio de 2012

São Paulo pode manter esquema 3-5-2 nos próximos jogos

Goiás x São Paulo - Leão (Foto: Carlos Costa)

Leão não contará com Casemiro, Lucas e Bruno Uvini, que estarão na Seleção, Emerson Leão utilizou o sistema contra o Goiás, na última quarta-feira 

 

 


Com dois marcadores suspensos, Emerson Leão optou por escalar três zagueiros contra o Goiás. Deu certo e buscou a vaga. Agora, sem Casemiro, convocado para a Seleção Brasileira, o técnico pode manter o esquema no domingo, diante do Bahia. Sem confiança em Rodrigo Caio, que poderia entrar como volante, a tendência é escalar Paulo Miranda, Rhodolfo e Edson Silva. O primeiro estava suspenso por cartão na Copa do Brasil. Fernandinho fica com a vaga de Lucas.
O esquema é velho conhecido da torcida. Foi com ele que o São Paulo viveu seus anos de glórias entre 2005 e 2009. Depois da demissão de Muricy Ramalho, todos os treinadores tentaram voltar ao 4-4-2, mas a maioria se rendeu à formação vencedora (veja mais abaixo).
Com Leão é diferente. O padrão da equipe é Paulo Miranda e Rhodolfo na defesa, com Denilson, Casemiro e Cícero como volantes, mas livres para também avançarem. Assim, no próximo dia 13, a equipe deve enfrentar o Coritiba, pelas semifinais da Copa do Brasil. Até lá, Bruno Uvini, Casemiro e Lucas estarão de volta da Seleção. Antes disso, Bahia, Internacional e Santos, pelo Brasileirão.
– Sabemos da qualidade que o São Paulo tem. Acho que faltava um pouco mais dessa vontade de se ajudar em campo. Quando se joga assim, é difícil de encarar o São Paulo – afirmou Rhodolfo, na chegada da delegação, no Aeroporto de Congonhas.
Outra opção para os três confrontos é escalar Maicon. Desta maneira, Cícero teria de recuar um pouco mais. E o time ficaria com dois meias de origem, mas com a marcação prejudicada. Leão já testou esta formação, mas não gostou do resultado. O técnico está preocupado com os gols sofridos. Nos últimos dois compromissos, ambos fora, levou seis.
Após a folga desta quinta-feira, Leão começa nesta sexta, a partir das 9h, a preparar o time para domingo. O treinador, depois da classificação em Goiânia, gostou do que viu em campo, mas acha que ainda faltam alguns ajustes. Os próprios jogadores pensam assim, mas aprovaram a formação. O 3-5-2, ao menos por enquanto, não chega para ficar. Mas, por três jogos, pode ser importante no Nacional.
Leão usou 3-5-2 em 2004 e 2005
Em sua primeira passagem pelo clube, entre 2004 e 2005, Emerson Leão escalou o time quase sempre com três zagueiros. Isso porque, quando chegou, a equipe estava acostumada a atuar assim.
Cuca foi quem implantou o esquema. Fabão, Lugano e Rodrigo eram os defensores. Leão até tentou mudar, mas logo percebeu que era melhor deixar o time no 3-5-2. Assim, o Tricolor foi campeão do Paulistão de 2005 e, meses depois, seria também da Libertadores (com Paulo Autuori como técnico).
O comandante do tricampeonato também queria mudar o esquema. Tentou e desistiu. Em dezembro, o grupo foi para o Japão e conquistou o tri mundial sobre o Liverpool com Fabão, Lugano e Edcarlos.
Durante sua longa e vencedora passagem, Muricy Ramalho variou bastante a formação do time entre o 3-5-2 e o 4-4-2.

0 comentários: