15 de maio de 2012

Parabéns, Raí!


Eterno camisa 10 do Morumbi faz aniversário nesta terça-feira, dia 15 de maio 

No dia 15 de maio de 1965 nascia em Ribeirão Preto um dos maiores jogadores da história do São Paulo. Raí Viera de Oliveira, para os são-paulinos, Raí, completa nesta terça-feira 47 anos. Vida recheada de conquistas, realizações e glórias com a camisa do São Paulo. Raí chegou ao Tricolor Paulista em 1987, mas foi no início dos anos 90 que ele brilhou e se tornou símbolo de um time que fez história. 

A conquista do Campeonato Paulista de 1991, por exemplo, passou pelos pés do camisa 10, que não tomou conhecimento do Corinthians na primeira final e fez três gols na vitória por 3 a 0, no Morumbi. Mas o ídolo queria mais. Queria conquistar o Brasil, o mundo. E foi fazendo isso aos poucos. 

Ainda em 91, o título brasileiro coroou o início de uma grande era. Já no ano seguinte, a América e o Mundo se ajoelharam aos pés do Tricolor, comandado por Raí e Telê Santana. O primeiro título da Libertadores foi conquistado nos pênaltis, com 105.185 pagantes lotando o Morumbi. 

A conquista levou o São Paulo ao Japão. Lá, o Estádio Nacional de Tóquio viu uma das melhores atuações de Raí. Com dois gols, o camisa 10 ditou o ritmo na vitória sobre o poderoso Barcelona por 2 a 1. Tricolor campeão mundial pela primeira vez. 

No ano seguinte, Raí repetiria a dose na Libertadores e deixaria um legado que acabaria conquistando o Mundial no fim da temporada. Na França, também foi ídolo do PSG e, pela Seleção Brasileira, foi campeão do mundo em 1994. E quem pensava que sua história com o São Paulo já tinha sido escrita, se enganou completamente. 

A volta triunfal em 1998 está fresca na memória de todos os são-paulinos. Após perder a primeira partida da final do Paulista por 2 a 1 para o Corinthians, o Tricolor precisava vencer o jogo decisivo para ficar com o título. Raí retornou da Europa e foi a grande surpresa do São Paulo na partida. 

E logo no primeiro tempo do duelo, o são-paulino fez jus à sua idolatria. De cabeça, abriu o placar. A atuação ainda renderia elogios no triunfo por 3 a 1 e mais um título paulista em cima do rival. 

Até hoje, Raí figura entre os principais nomes da história do São Paulo. Ao todo, foram 395 jogos disputados com a camisa tricolor, 128 gols e nove títulos no clube. Eternamente, a torcida são-paulina cantará: "Raí, Raí, o terror do Morumbi". •

0 comentários: