21 de dezembro de 2011

O último dia do 'Deus da Raça' em campo pelo Tricolor


Chicão deixou de atuar pelo clube em dezembro de 1979
Idolatrado pelos torcedores, temido (e muito) pelos adversários, Chicão atuou pelo Tricolor durante seis anos. Foi um dos líderes do clube no período de 1973 a 1979, no qual o São Paulo conseguiu o primeiro título nacional - e o volante, como capitão, foi o responsável por erguer o troféu. Também faturou o título Paulista de 1975.

A raça incomparável de Chicão apavorava os adversários. Era tão forte e determinado que um problema crônico no nervo ciático mal o atrapalhava em campo.

Também atuou pela Seleção Brasileira, e na Copa de 1978 houve um fato curioso envolvendo o são-paulino. O técnico da equipe nacional na época, Cláudio Coutinho, escalava o Brasil sem Chicão em "jogos light" e com Chicão nos outros, mais duros.

Ainda na época da Copa, mais uma história curiosa. Um repórter perguntou ao são-paulino se tinha sido difícil jogar na Argentina, com a torcida jogando copos no gramado. Chicão respondeu: "Difícil nada! Difícil é lá em Piracicaba (cidade natal do jogador), com os caboclo tacando bloco"!

A última partida do jogador pelo clube aconteceu bem longe de casa, no Estádio Municipal de Jeddah, na Arábia Saudita. Lá, o Tricolor disputou um amistoso contra a Seleção local, que terminou empatado em 1 a 1, gol são-paulino marcado por Neca.

Infelizmente, em oito de outubro de 2008, Chicão nos deixou, vítima de câncer. Uma singela homenagem foi feita pelos são-paulinos na partida contra o Vitória, dia 23 de outubro. Os Tricolores entraram em campo vestindo a camisa 5 do Tricolor, como o nome de Chicão.

Ficha técnica

Seleção da Arábia Saudita 1 x 1 São Paulo FC

São Paulo: Waldir Peres; Getúlio, Jaime, Bezerra e Aírton (Antenor); Chicão, Darío Pereyra e Teodoro; Vilson Tadei (Jaiminho), Neca e Zé Sérgio
Técnico: Mário Juliato

Gols: Neca (pelo São Paulo)

Árbitro: Mohamed Ber Issa (Arábia Saudita)


Chicão

Jogos disputados pelo clube: 317 (145 vitórias, 113 empates, 59 derrotas)
Estreia: 05/09/1973
Último jogo: 15/12/1979
Gols marcados no clube: 19

0 comentários: