22 de novembro de 2011

Senador fará nova tentativa de CPI contra Teixeira



O senador Mário Couto (PSDB-PA) pretende pedir nesta terça-feira a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. De acordo com o parlamentar, a declaração do presidente da Fifa, Joseph Blatter, ao diário alemão "Frankfurter Allgemeinen Zeitung", é uma comprovação de que existe culpa.

No último domingo, Blatter disse que "alguns membros não poderão permanecer no comitê executivo" caso o processo da empresa de marketing ISL seja reaberto. E prometeu reabir o caso em dezembro.

- Sendo uma declaração do presidente da Fifa, é um fato comprovado. Antes todos diziam que não havia fatos. Mas isso prova a necessidade de abertura de uma CPI. Compete a nós senadores. E farei isso chegando em Brasília - garantiu Couto, em entrevista à equipe de reportagem do LANCENET!

O caso de corrupção envolvendo a falida ISL é mantido sob sigilo pela Justiça suíça. O processo, concluído em 2010, aponta pagamento de cerca de US$ 100 milhões (R$ 177,8 milhões) em dinheiro a dirigentes, na década de 90. Os nomes dos envolvidos nunca foram divulgados.

No Congresso, já existe uma movimentação de parlamentares, como o senador Alvaro Dias (PSDB-PA) e o deputado federal Romário (PSB-RJ) para tentar requerer à Justiça suíça informações sobre o processo. A intenção é a de afastar o dirigente da presidência do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014.

Bate-bola com Mário Couto, senador do PSDB-PA

Como o senhor recebeu essa declaração do presidente da Fifa, Joseph Blatter, de que poderia afastar Teixeira da entidade?

Ricardo Teixeira tem um problema na Suíça em que teve de confessar que recebeu propina. Basta ao governo brasileiro pedir esse documento. Ele, sinceramente, é uma vergonha para o nosso país. Somos o melhor futebol do mundo, o maior produtor de craques da bola. E temos como dirigente uma pessoa como ele.

O Congresso já tentou abrir CPI para investigá-lo outras vezes...

A proteção dele é muito grande. Pedi, na semana passada, em plenário, para que investiguem e afastem ele da Copa. Ele envergonha os brasileiros perante o mundo. Isso é uma estupidez. Vou continuar me pronunciando.

Como o governo poderá afastá-lo da organização da Copa?

O governo brasileiro não pode tirar, como faz com ministros, mas pode pedir documentos à Suíça e provar isso. O governo brasileiro é omisso. Está vendo os fatos e não toma providências.

Fonte: LANCENET!

0 comentários: