Nação do Maior do Mundo;
Hoje compareci ao Shopping Cidade Jardim para assistir em primeiramão o DVD dos cem gols do Mito Rogério Ceni, em evento que reuniu jornalistas e diretores do clube, além do próprio capitão e dos diretores da BossaNovaFilms, responsável pela realização do produto.
Minha maior curiosidade era ver como seriam transmitidos esses cem gols. O grande desafio dos autores do DVD era traduzir isso para uma história interessante, que transbordasse o feito histórico e se transformasse o documento em um artigo que realmente simbolizasse (e por que não imortalizasse) um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro. Porque eu entendia que somente a transmissão dos cem tentos seria algo monótono demais, até mesmo para um cara fora de série como Rogério.
Fiquei surpreso com o resultado, e tenho certeza que o torcedor também irá se surpreender.
Tecnicamente o filme é perfeito. Com uma trilha sonora matadora (um power trio com Kiko Loureiro na guitarra, só para se ter uma idéia) e uma edição impecável, o documentário é riquíssimo em depoimentos de pessoas importantes para a história dos cem gols de Rogério (como o impagável Muricy, o metódico Valdir de Moraes, o antecessor Zetti, o ‘garçom’ Aloísio e até mesmo Carlinhos Paraíba, “co-autor”do gol 100 contra o Corinthians. No documentário você vai ficar por dentro da conversa entre os dois antes do centésimo gol.
Outro fato importante que me chamou muito a atenção foi a perseverança e a dedicação do atleta durante toda a sua carreira. Muricy e Waldir de Moraes lembram que quando Ceni chegou ao clube, nem sabia bater um tiro de meta. Ao longo do documentário o torcedor vai entendendo como foi a construção do ídolo, ao longo de seus gols e também de suas defesas. Porque Rogério só tem mais de cem gols em sua história porque catou muito embaixo das traves. A maior prova é o dia dezoito de dezembro de 2005. Dia que ficou marcado na história de todo são-paulino que se preze. Mineiro marcou o gol, mas quem garantiu o título foi ele, o mito.
Outra coisa bem legal foi constatar que um dos jogos mais importantes da carreira de Rogério, segundo o próprio ídolo, foi o jogo contra o Rosário Central, no dia 12 de maio de 2004. Naquele jogo ganhamos de virada, nem descemos para o vestiário no intervalo e, nos pênaltis tivemos que tirar a desvantagem e vencer graças a excepcional atuação de Rogério. Fiquei muito contente ao saber dessa declaração pois considero esse jogo um divisor de águas para o torcedor. Foi a partir de lá que a idolatria virou mitificação.
Uma homenagem ao maior goleiro artilheiro do mundo, ainda mais depois de outra atuação histórica como a de ontem contra o Ceará.
Vai que é sua Rogério!!!
Por: Jonas
0 comentários:
Postar um comentário