10 de março de 2012

Em busca de sequência inédita, São Paulo tenta convencer contra Lusa


Neste domingo, às 16 horas (de Brasília), no Morumbi, o São Paulo tem, diante da Portuguesa, a oportunidade de encaixar uma característica ausente na atual sequência vitoriosa: desempenho convincente. Com três vitórias consecutivas, o time busca mais do que o quarto triunfo seguido, o que não ocorre no clube há quase um ano. É a chance de, enfim, agradar pela primeira vez na temporada.

A equipe vem de duas vitórias pelo Campeonato Paulista sobre Guaratinguetá e XV de Piracicaba, ambos lutando contra o rebaixamento no torneio, e ainda ganhou na estreia da Copa do Brasil do Independente de Tucuruí, time que venceu só três dos nove jogos que disputou no Paraense. A Lusa será um adversário, teoricamente, mais complicado. E uma oportunidade de mostrar força.

Emerson Leão exige mais de seus comandados, já que não está muito satisfeito com o aproveitamento de 61,5% dos pontos disputados nesta temporada. “Em 13 partidas, ganhamos oito, empatamos quatro e só perdemos uma. Está regular. Bom é quando está 70% e ótimo, com 80%. É disso que vamos atrás”, avisou o treinador.

Após três vitórias consecutivas, Leão tenta fazer com que seu time apresente um futebol agradável em casaNo Tricolor, o confronto é tido como um clássico. Por isso, junto com a esperança de obter aprovação dentro de seu estádio, vem a seriedade, já que o rival precisa se recuperar no Paulistão. “Em clássico, todos querem aparecer. Eles vão tentar nos complicar, principalmente na nossa casa”, disse Edson Silva.

A mudança, contudo, deve ser somente na postura, não na escalação. Em busca de melhor forma física e técnica, o meia Jadson não deve atuar, assim como o volante Fabrício, ainda machucado. A única alteração na equipe que gerou frustração no triunfo por 1 a 0 no Pará, na quarta-feira, deve ser a saída do suspenso Paulo Miranda, com Edson Silva em seu lugar.

Com esses atletas, o São Paulo atingirá uma sequência de vitórias inédita na temporada caso some três pontos. O clube não triunfa quatro vezes seguidas desde o início do Campeonato Brasileiro do ano passado, no qual a equipe, sob o comando de Paulo César Carpegiani, começou sua trajetória ganhando nas cinco primeiras rodadas.

Jorginho busca surpresa da Lusa no Morumbi para não complicar ainda mais as chances de classificação. A Lusa vive situação bem oposta. O time iniciou o Paulistão cotado como um dos favoritos ao título, mas inicia a 13ª rodada em 13º lugar, a sete pontos da faixa da tabela que garante vaga nas quartas de final. A reação precisa ser imediata para o clube ainda ter chances de não ser eliminado logo na primeira fase do Estadual.

Para visitar o Morumbi, Jorginho, que terá mais uma vez o desfalque do machucado lateral esquerdo Marcelo Cordeiro, não contará com outra de suas principais forças: o lateral direito Luis Ricardo, que cumpre gancho por acúmulo de amarelos. O substituto será o garoto Ivan.

Em contrapartida, a Portuguesa terá os reforços do volante Boquita e do meia-atacante Ananias, que não atuaram contra o Cuiabá na última quinta-feira, na estreia da equipe na Copa do Brasil. Os dois jogadores vão tentar a ajudar a Lusa a superar um tabu: o time não vence nenhum dos quatro grandes desde 17 de janeiro de 2010, quando bateu o São Paulo no Morumbi por 3 a 1.

Longe de repetir o futebol vistoso apresentado no Campeonato Brasileiro da Série B no ano passado, a Portuguesa vem tropeçando contra times de menor expressão, como o Catanduvense, que arrancou um empate sem gols em pleno Canindé na última rodada. Depois de reclamar da postura defensiva dos rivais, Jorginho espera uma partida diferente neste domingo.

"Espero que seja um grande jogo. São duas equipes que gostam de jogar ofensivamente e isso é bom, não vai ficar aquele jogo amarrado onde só uma equipe busca o jogo. Esperamos estar em uma tarde feliz e que os três pontos venham para o Canindé", declarou o comandante lusitano.


FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO X PORTUGUESA


Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 11 de março de 2012, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Mauro André de Freitas (ambos de SP)
Assistentes adicionais: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza e Philippe Lombard (ambos de SP)

SÃO PAULO: Denis; Piris, Rhodolfo, Edson Silva e Cortez; Denilson, Casemiro e Cícero; Lucas, Fernandinho e Luis Fabiano
Técnico: Emerson Leão

PORTUGUESA: Weverton; Ivan, Renato, Rogério e Raí; Guilherme, Boquita (Léo Silva), Henrique e Diego Souza; Ananias (Vandinho) e Ricardo Jesus
Técnico: Jorginho

0 comentários: