22 de fevereiro de 2012

Com 720 minutos jogados, Cortez tentar quebrar escrita no São Paulo.


Nos últimos anos o São Paulo contratou laterais de graça, em fim de contrato. Foi assim, por exemplo, com Wagner Diniz, Joilson, Junior Cesar e Juan. Todos chegaram do Rio de Janeiro com status de bons jogadores após apresentações nos antigos clubes. Mas nenhum emplacou no Tricolor.

Cortez tenta quebrar esta escrita. De início, exigiu investimento de cerca de R$ 7 milhões por 75% dos direitos econômicos. E chegou com moral para atingir o objetivo. Entre os oito reforços contratados para temporada, é o único que atuou 90 minutos em todas as oito partidas do Paulistão Chevrolet. Maicon, que também chegou em janeiro, está 100%, mas na maioria das vezes saiu do banco para ajudar o Sampa.


Mais uma vez o camisa 6 se mantém entre os titulares. Nesta quarta-feira, às 22h, em Bragança Paulista, diante do Bragantino, com transmissão em tempo real pelo LANCENET!, Cortez será o dono da lateral esquerda.

– Sempre me preparei bem. Gosto muito da pré-temporada, que é importante para conseguir manter a maratona de jogos e ir bem no início do ano. No Botafogo e em outros clubes eu sempre pensei assim e deu certo. Aproveitei para começar bem e ajudei. No São Paulo não mudei em nada – revelou o jogador, com exclusividade à reportagem do LANCENET!, depois do treinamento de terça-feira.

Segundo o próprio jogador e a comissão técnica, Cortez tem sido regular nos confrontos. Se destaca na parte ofensiva, mas tem dificuldades atrás. Fato que ele mesmo já reconhecem em outras entrevistas. Para mudar este aspecto, ouve os colegas que atuam ao seu lado e pensa primeiro em marcar, para depois sair pela esquerda em busca do gol.

Cortez ainda não deixou sua marca pelo Tricolor. Por enquanto, só uma assistência para Lucas. Mas ele aposta na continuidade para poder brilhar e voltar à Seleção Brasileira.

Como aconteceu nos três primeiros compromissos do ano, hoje o lateral-esquerdo contará com a companhia de Fernandinho. Para Leão, quando o atacante está em campo, Cortez fica um pouco mais inibido. Isso porque o camisa 12 atua na mesma faixa do campo, mas sempre avançado, sem obrigação de voltar. Nesta quarta-feira, mais uma vez a dupla vai ter oportunidade de atuar junta. Diferentemente das outras ocasiões, em sem homem de ofício como referência. O que pode ajudar, já que Fernandinho vai cair mais para o meio.


Laterais se destacaram, mas não vingaram

Wagner Diniz
Pelo Vasco, um dos melhores do Brasileirão de 2008. Contratado pelo São Paulo com três anos de vínculo, saiu após seis meses. Emprestado ao Santos, depois Atlético-PR, não é mais do clube.

Joilson
Segundo melhor lateral-direito do Brasileiro de 2007, chegou ao São Paulo em 2008. Destaque no Botafogo, não manteve o mesmo desempenho e acabou com vínculo rescindido após um ano.

Juan
No Flamengo sempre figurou entre os melhores laterais esquerdos do país. Eleito o melhor em 2008, foi contratado no início do ano passado, mas não rendeu o esperado e está emprestado ao Santos. Tem contrato até o fim do ano que vem com o Tricolor e pode retornar.

Junior CesarEntre os melhores pela esquerda no Brasileiro de 2008 com a camisa do Fluminense, foi contrato pelo São Paulo por quatro temporadas. Saiu no início de 2011 após rescindir e está no Fla.

Adrián González
Argentino chegou em 2009 com status de bom cobrador de falta e líder. Atuou pouco e saiu um ano depois.


Cortez (em entrevista ao LANCENET!)

Por ter atuado em todos jogos este ano, dá para dizer que é o reforço que mais deu certo até agora?
Não falo que fui o que deu mais certo. Dá para ver que os outros ainda não conseguiram mostrar todo seu futebol e estão se preparando para isso. Eu comecei como titular, daí acabou sendo melhor. Mas o Maicon entra muito bem nos jogos, o Edson Silva também, o Paulo Miranda (suspenso) vinha bem. Agora, ainda temos Fabrício, que vai fazer de tudo para dar certo. O Jadson também vem crescendo aos poucos. O principal foco é o trabalho com a comissão para sempre ajudar o São Paulo. Por isso está dando certo.

Faz algo diferente para manter o preparo físico em dia? É de ir para as baladas ou costuma ficar em casa?
Só faço o trabalho normal dos outros jogadores. Mas também me seguro para sair (risos). Trabalho fortemente, tem de dar valor nisso para não perder o preparo. Com certeza faz diferença você descansar em uma folga. Fico com a esposa e os amigos do Rio de Janeiro me visitam. Faz a diferença, pelo menos para mim. Preciso do corpo, né? É descansar para tê-lo em ordem.

Os últimos laterais não deram certo. Chegaram bem, mas foram mal. Por que pode ser diferente?
Acho que cada um tem seu jeito de jogar. Não acompanhei a passagem dos outros, mas sempre que chego miro um objetivo. Quero fazer meu trabalho e fazer história. Se pensar nos outros (laterais), não faço nada direito. Trabalhar para chegar à Seleção de novo.


Reforços em 2012

Paulo MirandaTem moral com Leão. Quando à disposição, sempre titular e não foi substituído. Fez cinco partidas e, expulso na última, está suspenso nesta quarta-feira.

Edson Silva
Começou como titular, mas perdeu espaço depois que Paulo Miranda se recuperou de lesão. Fez quatro partidas e está confirmado frente ao Braga.

Douglas
Chegou com pubalgia e ainda não estreou. Previsão de retorno aos gramados só para entre cinco e sete semanas. Foi o último contratado para temporada.

FabrícioRecuperado de tendinite no tornozelo esquerdo, fará sua estreia nesta quarta-feira. Chegou para ser titular, mas lesão atrapalhou e ainda não foi para campo.

Maicon
Presente em todos os jogos, foi titular só uma vez. Leão gosta e tem aproveitado o meia durante as partidas. Disputa posição com Jadson, que é preferido.

Jadson
Desde que ficou em condições de jogar, sempre foi titular. Atuou em quatro partidas e foi substituído em todas. Diante do Bragantino mais uma vez vai começar.

OsvaldoAinda não começou nenhuma partida como titular. Desde que começou a ser relacionado, só não entrou no último confronto. Nesta quarta-feira segue na reserva.

0 comentários: