4 de janeiro de 2012

Lucas: meia ou atacante?

Nesta semana, fui surpreendido com a notícia de que o São Paulo não teria pressa para contratar um novo atacante. A comissão técnica entende que Lucas precisa jogar mais próximo do gol, e não no meio-de-campo. No final de novembro, a diretoria acreditava que era Fernandinho quem poderia ser o parceiro ideal de Luís Fabiano. Devido à inflação do mercado, a diretoria tenta encontrar no próprio elenco o substituto de Dagoberto.

Seria persistir no mesmo erro cometido por Adílson Batista, ao adiantar o posicionamento de Lucas. Foi durante a passagem do antigo treinador, que Lucas desempenhou o seu pior futebol na temporada.

Não são suas características jogar de costas pro gol. Não faz com eficiência o trabalho de pivô. E apesar de ter um bom arremate, não sabe à hora certa de chutar a gol. São fundamentos que terão que ser muito bem trabalhados por Émerson Leão, se for mesmo esta a aposta para o início do ano.

Foi jogando pela meia direita que ele se destacou na temporada passada. E é ali que ele deve jogar. Suas principais características são o arranque em direção ao gol, o drible, o passe e a tabela com o atacante.

Posicionando o Lucas no ataque, passamos a ter dois problemas no meio-de-campo. Não adianta transferir os problemas de lugar. Façam o certo, para colherem os resultados certos.

Carvalho Neto

Esse artigo foi escrito por Carvalho Neto

1 comentários:

  • Unknown says:
    4 de janeiro de 2012 às 14:17

    Concordo com vc, o Lucas é jogador de vir com a bola de trás, abrindo espaços, seu futebol caiu quando joga de costas para o gol.