13 de março de 2013

Os 14 maiores clubes do Brasil


Parte 5 – Ranking de Melhor Infraestrutura

Já imaginaram um ranking de clubes que levasse em conta os mais diversos temas que compõem a grandeza de um clube de futebol? Fiz um esboço e cheguei a um resultado e a algumas conclusões.

O ranking foi baseado em seis requisitos diferentes, consideravelmente essenciais para a formação da grandeza de um clube. Os requisitos foram: quantidade e qualidade dos títulos; tamanho da torcida; regularidade histórica; número de craques e melhores esquadrões; melhor infraestrutura; e potencial da marca e mídia nacional.

Todos esses quesitos foram analisados individualmente e os clubes foram ordenados conforme o seu respectivo desempenho em cada um desses seis temas. Na coluna passada apresentei para vocês o Ranking de Número de Craques e Melhores Esquadrões. Nesta você poderá encontrar o Ranking de Melhor Infraestrutura. Na semana que vem apresentarei para vocês o Ranking de Potencial da Marca e Mídia Nacional.

Melhor Infraestrutura
Grande clube que se preze, necessita afirmar sua grandeza com uma boa estrutura. Embora não esteja entre os mais importantes requisitos para avaliar a grandeza, a infraestrutura também está relacionada à organização. Nada mais justo que os clubes com as melhores estruturas recebessem pontos por ela.

O Ranking de Melhor Infraestrutura foi elaborado com base no excelente levantamento realizado pelo canal Sportv em parceria com docentes da Universidade Federal de Viçosa (MG), e acrescentado com bonificação para os clubes que possuem estádio próprio.

Sobre o levantamento feito pela Sportv, há alguns tópicos a serem considerados:

A pesquisa levou em conta apenas os seguintes quesitos:

- Qualidade dos Centros de Treinamento – qualidade dos gramados, número de campos disponíveis e nível dos vestiários.

- Estrutura dos Departamentos Médicos – centros de fisioterapia, qualidade das academias, recursos humanos (equipe médica), piscinas de hidromassagem, saunas e outros elementos de recuperação física.

- Hotel e Concentração – estrutura e conforto, número e tamanho dos leitos, salas de lazer, qualidade das cozinhas e nutricionistas.

Bonificação para Estádio Particular: bônus de 300, 350, 400 e 450 pontos para estádios de 15 a 30 mil lugares, 31 a 45 mil lugares, 46 a 60 mil lugares e acima de 60 mil lugares respectivamente.

Observação Importante: O ranking elaborado pelo canal Sportv teve seu levantamento realizado no primeiro semestre de 2010. Recentemente, o Corinthians inaugurou um Centro de Treinamentos, que não foi avaliado pela Equipe Sportv. Segundo informações do próprio Corinthians, o CT ainda está inacabado, com apenas 70% da sua estrutura concluída, mas já conta com amplo espaço e vários campos de treinamento, ótima estrutura de Departamento Médico, porém ainda sem importantes quesitos como um hotel para concentração de atletas. Dessa forma, por já contar com o seu novo CT, o Corinthians recebeu uma bonificação de 700 pontos.

Por ter um peso menor, este requisito teve a pontuação final dividida por quatro.

Ranking de Melhor Infraestrutura
1º São Paulo 975
2º Atlético PR 953
3º Corinthians 885
4º Atlético MG 885
5º Palmeiras 867
6º Cruzeiro 867
7º Santos 861
8º Internacional 858
9º Grêmio 854
10º Goiás 836
11º Vasco 738
12º Botafogo 704
13º Flamengo 673
14º Fluminense 575

Clubes que não foram citados neste ranking, mas que aparecerem no Ranking Final receberão bonificação de 500 pontos para este quesito.

VAI LÁ, VAI LÁ, VAI LÁ! VAI LÁ DE CORAÇÃO! VAMOS SÃO PAULO! VAMOS SÃO PAULO! VAMOS SER CAMPEÃO!

Um grande abraço.


Visite meu blog: http://blogdocarvalhonetospfc.blogspot.com.br/

Texto extraído da minha coluna na SPNet


Carvalho Neto, 26 anos, é dono do Botequim SPNet, um dos colaboradores do Bola Murcha e Bola Cheia e escreve nesse espaço todas as segundas-feiras.

Esse artigo foi escrito por Carvalho Neto

0 comentários: