5 de novembro de 2012

Torcidas de São Paulo x Corinthians: Derrubando, mais uma vez, a lenda urbana.


O futebol paulista e os seus meios de comunicação, convivem com a máxima que o Corinthians é o time do povo, a nação de loucos. Bordões massificados ano a ano, “o Corinthians é diferente”, o time que leva torcida, a tal “Fiel”.

Tudo pelo tal Ibope.

Já o São Paulo, tem sua torcida classificada como aquela de “final”, que só vai nos bons momentos do time nos campeonatos que disputa. Ano após ano, parece sofrer uma relutância imensa, em ter o reconhecimento da torcida que mais cresceu no Brasil, nos últimos 20 anos.

Pois bem, vamos a uma análise fria, sem clubismos, interesses comerciais, apenas futebolísticos e reais:
1)      Entre os anos de 2005 a 2009, anos em que foram campeões, São Paulo e Corinthians empataram tecnicamente em médias de públicos do Campeonato Brasileiro, com cerca de 25 mil torcedores. Dados de estatísticas da competição, que o site da Confederação Brasileira de Futebol disponibilizava em sua página. Vale lembrar, que na temporada 2008, o rebaixado Corinthians jogou 2ª divisão, com ingressos muito mais baratos.
2)      O Pacaembu possui a facilidade de metrô, trem, dezenas de linhas de ônibus, na região oeste/central da cidade. O Morumbi, todos conhecem as dificuldades estruturais de transporte público. Apenas um corredor de ônibus na avenida Francisco Morato (cerca de 1,5km do estádio), ainda é o acesso principal.
3)      Campeonato Brasileiro 2012: A capacidade atual do Pacaembu é de 40.199 expectadores. A do Morumbi, 72.809 lugares. Dados da página “Os Públicos do Brasileirão”, do site Globo.com.
4)      Com estas capacidades, o Corinthians ocupa uma média de 62% do Pacaembu, em seus jogos como mandante. Se fosse no Morumbi, a média cairia para 34% de ocupação.
5)      Já o SPFC, tem taxa média de ocupação de cerca de 30% do Morumbi. Se fosse no Pacaembu, subiria para 55%.
6)      O que significa afirmar, estatisticamente, que aproximadamente apenas 5% de ocupação dos estádios de SP, separam São Paulo e Corinthians, baseados em todos os públicos mandantes do Brasileirão.

Conclusão
A torcida do SPFC, em 2012, está distante do SCCP em apenas 2.800 torcedores de média, 22.200 a 24.800, respectivamente, restando duas rodadas em seus domínios, para o término no Brasileirão. São os times líderes em público do campeonato, ao lado do Grêmio de Porto Alegre.

Quatro, dos cinco maiores públicos do Campeonato Brasileiro 2012, pertencem a torcida do SPFC, faltando somente quatro rodadas (duas mandantes) para todos os times do certame.

Oras, onde está a Fiel, tão diferente?! Seria uma lenda urbana?

Afinal, menos de 3 mil torcedores de média a mais, qualificam a supremacia absoluta de uma torcida nos estádios?

Vale lembrar, o Corinthians em 2012 contou com a empolgação máxima de sua torcida, pelo título de Libertadores.

O São Paulo, por sua vez, teve um primeiro semestre de crise e troca de treinador, jogadores convocados para seleção em proporção muito maior ao rival e contusões importantes dos principais ídolos da torcida.

Portanto, nos estádios paulistas, segue o empate técnico entre corinthianos e são-paulinos, em média de público, seja em qual estádio for.

O argumento de que o Pacaembu é menor, senão a média aumentaria, cai por água abaixo, ao passo que nem 65% do estádio municipal é repleto nos jogos corinthianos. E no Morumbi, conforme já exposto, não alcançaria 35%.

Números similares aos da torcida do São Paulo.

Contra números, não existem argumentos.

O resto é, pura e tão somente, massificação de mídia.


Por Carlos Port
Equipe São Paulo Digital
No Twitter: @carlosport
Fontes: site oficial CBF 2005/2009 e site Globo.com Os Públicos do Brasileirão

1 comentários:

  • Anônimo says:
    11 de dezembro de 2012 às 04:33

    Jesus é o caminho.

    João 3:16