2 de novembro de 2012

Diego Lugano, 32 anos do seu nascimento


Existem zagueiros, e existe Dios Diego Lugano. Uma definição perfeita para aquele que tanto representou vestindo o manto Tricolor. Contratado por míseros 200 mil dólares, no ano de 2003, Lugano chegou ao São Paulo sob a desconfiança da torcida e com o apelido de "zagueiro do presidente". Um começo muito conturbado. Em seus primeiros meses no clube, sequer era relacionado para os jogos.

Sua estréia aconteceu no dia 11 de maio do mesmo ano, com uma atuação razoável no empate com o Atlético-MG por 2 a 2. No dia 15, o São Paulo empatou por 1 a 1 com o Goiás em pleno Morumbi, e foi eliminado da Copa do Brasil. A atuação de Lugano nessa partida foi horrorosa. Os atacantes do Goiás, principalmente Araújo, fizeram dele gato e sapato. Lugano só voltaria a campo 11 jogos depois, na vitória por 2 a 0 sobre o Vitória. A partir desse jogo, Lugano passou a ser escalado com mais freqüência, e aos poucos foi mostrando o seu valor.

A torcida sãopaulina sempre se identificou com jogadores raçudos, e com Lugano não foi diferente. Conforme o uruguaio foi mostrando o seu estilo de jogo, foi ganhando o carinho da torcida.

Em 2005, veio sua consagração. Participou da conquista do Campeonato Paulista, além de ter sido figura importante na conquista da Libertadores e do Mundial de clubes da Fifa, com atuações absolutamente impecáveis, especialmente na final contra o Liverpool, aliás, para sua atuação nesse jogo eu não usaria a palavra "impecável", mas sim "perfeita". Gerrard que nos diga.

Lugano continuou no São Paulo em 2006, mas transferiu-se para o Fenerbahçe da Turquia, após o time do Morumbi perder a final da Libertadores daquele ano para o Internacional.

Entrou com o rótulo de "zagueiro do presidente" e saiu com o status de ídolo, aclamado, insubstituível, eterno. Não há sequer um sãopaulino que não sinta sua falta. Ele é um exemplo de raça, determinação, persistência e caráter.

Com certeza teria muito que falar desse atleta que deixou grandes lembranças a todos os são paulinos, tanto pelos títulos conquistados, como pela raça, amor e dedicação, sempre honrando a camisa tricolor em sua passagem pelo clube. História de luta, superação e comprometimento, só poderia se tornar referência para nós, tricolores. Foram quase 4 anos no São Paulo. Anos Inesquecíveis.

Para alguns, esse feriado de 2 de novembro é um dia triste, porém foi esse o dia escolhido pelos deuses do futebol pra que, no ano de 1980, no município de Canelones, viesse ao mundo um dos melhores zagueiros da história do Tricolor: Diego Alfredo Lugano Moreno.

"Um dia voltarei ao Brasil para jogar no São Paulo, que é a equipe que me projetou na carreira. Sou identificado com o clube, os torcedores pedem para eu voltar. Na Turquia também foi marcante, mas creio que a única chance de voltar à América do Sul é para o São Paulo."... Que um dia ele vai voltar, disso ninguém dúvida, mais o que toda a nação Sãopaulina clama todos os dias, é pra que esse retorno ocorra o mais rápido possível:


*No Francês: #Retour Lugano
*No Espanhol: #Volver Lugano
*Ou simplesmente no bom e velho Português: #Volta Lugano


Feliz Aniversário ao eterno xerife da zaga Tricolor.

Esse artigo foi escrito por Roberta Oliveira

0 comentários: