26 de abril de 2012

História - Em 1957 São Paulo 6x2 Ponte Preta


Em 1957, goleada e quatro gols de Gino Orlando, O 2º maior artilheiro da história do São Paulo foi o grande destaque do jogo contra a Ponte Preta.

São Paulo e Ponte Preta jogaram pela primeira rodada do returno do Campeonato Paulista de 1957 no Pacaembu. O Tricolor vinha de goleadas sobre o Palmeiras (4 a 2), XV de Piracicaba (7 a 1) e Santos (6 a 2) e a expectativa de outra bela exibição era imensa.

A equipe são-paulina entrou em campo desfalcada do meia-esquerda Amaury (Celso jogou em seu lugar). Ainda assim, os tricolores não tomaram conhecimento do time campineiro. O jornal "Folha da Noite" relata o seguinte: "... o tricolor apresentou um magnífico futebol, vistoso, rápido e sobretudo positivo".

Gino foi o grande destaque da partida. Logo aos oito minutos do primeiro tempo, ele abriu o placar. Marcou o segundo gol três minutos depois, aos 11, e já aos 15 minutos da etapa inicial chegava ao "hat-trick". A Ponte Preta até assustou, marcando dois gols ainda no primeiro tempo (Aos 24 minutos, com Colombo, e aos 44 minutos, com Paulinho). Mas parou por ai.

Na segunda etapa, fazendo jus ao dito "vira três, acaba seis", o Tricolor fechou o jogo com gols de Zizinho (aos 15 minutos - o gol mais bonito do jogo), Gino novamente (aos 23) e Dino Sani (aos 27 minutos).

A nota triste do jogo foi a contusão do pivô ponte-pretano Carlito Roberto, que quebrou a clavícula em um choque com o ponta direita são-paulino Maurinho.

O São Paulo continuou arrasador naquele Campeonato Paulista, permanecendo invicto dai até o final da competição (seis vitórias, dois empates), da qual sagrou-se campeão!



SÃO PAULO 6 X 2 PONTE PRETA

Local: Estádio Municipal de São Paulo (Pacaembu)
Data: 20.11.1957
Árbitro: Carl Erich Steiner (Áustria)
Renda: Cr$ 260.920,00

Gols do São Paulo: Gino Orlando (4); Zizinho e Dino Sani
Gols da Ponte Preta: Colombo e Paulinho

0 comentários: