26 de abril de 2012

Dia do Goleiro: Zetti relembra trapalhada com mudança de regra


Ex-jogador, que hoje tem uma academia só para goleiros, sofreu ao não poder mais pegar com as mãos uma bola recuada 

Neste dia 26 de abril, comemora-se o Dia do Goleiro. E a posição já passou por algumas mudanças ao longo da história do futebol. Uma das principais foi a proibição, em 1992, de pegar a bola com as mãos, quando recuada por um companheiro com o pé. E, no primeiro jogo com a nova regra, Zetti sofreu. 

Então goleiro do São Paulo, o tetracampeão fez uma lambança e acabou tomando gol. - A bola foi recuada e ficou entre as minhas duas pernas. 

Eu vi o atacante vindo e, quando fui puxar a bola para o lado e tentar dribá-lo, deu errado. 

Perdi a bola e tomei o gol - relembra o goleiro. O fato hoje é tratado com descontração por Zetti, mas na época a bronca foi grande. 

Em encontro com Denis, atual titular do São Paulo, em sua academia específica para goleiros, o ex-jogador contou a história: - Pergunte ao Rogério Ceni, que na época era reserva, a bronca que o Telê Santana (técnico) deu. 

Na hora, ele deu mais bronca no Rogério, que estava no banco do que em mim. O Telê disse para o Rogério: "Eu já cansei de falar que goleiro não sabe jogar com os pés!" Sem ter a possibilidade de ter jogado na época em que poderia pegar uma bola recuada com as mãos, Denis valorizou a evolução dos goleiros e brincou: - Devia ser uma época boa. 

Era bem mais fácil. Zetti é dono da primeira academia específica para goleiros do Brasil, a Fechando o Gol, que é localizada no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. Mais de 550 alunos já passaram pelo local, entre crianças, jovens, adultos e idosos. 

Alguns goleiros profissionais, que ficam sem clube, também treinam na academia.

0 comentários: