4 de novembro de 2011

Rapidinhas do São Paulo FC


Dagoberto se tornou a principal moeda de troca do São Paulo para a montagem do time de 2012. Artilheiro tricolor na temporada (22 gols), o atacante tem pré-contrato assinado com o Inter e pode ser liberado em dezembro, caso haja compensação. No clube do Morumbi, porém, há indecisão se o melhor será receber um atleta da equipe gaúcha ou pedir um alto valor em dinheiro.

Em caso de troca de atletas, opção defendida pelo técnico Leão, o volante Guiñazu e o meia Andrezinho são os mais cotados para defender o Tricolor no primeiro semestre do ano que vem. Ídolo da torcida colorada, Guiñazu caiu de rendimento em 2011 e tem sido bastante criticado. O argentino, no entanto, está com moral na seleção do seu país e foi convocado pelo técnico Alejandro Sabella para as próximas partidas nas Eliminatórias da Copa, contra Bolívia e Colômbia.

Já Andrezinho, que chegou a pedir ao Inter para ser negociado no meio do ano, voltou a ganhar oportunidade sob o comando de Dorival Júnior. Mesmo assim, os gaúchos não terão problemas em liberá-lo caso o São Paulo insista em contar com ele em janeiro - D'Alessandro e Oscar são os atuais titulares da posição na equipe colorada. Relegado à reserva, Tinga foi oferecido, mas acabou recusado.

A diretoria são-paulina, no entanto, garante que a prioridade atual é buscar uma recompensa financeira para antecipar a liberação de Dagoberto. Caso o Inter garanta a vaga na Libertadores, ficará mais fácil para o Tricolor aumentar a exigência - os gaúchos querem inscrever o atacante para atuar desde o início da competição, em uma eventual classificação.

Treino leve. O retorno de Luis Fabiano e Rogério Ceni aos treinos com bola foi adiado ontem e a presença dos dois contra o Bahia, sábado, em Salvador, não é certa. Luis Fabiano fez apenas trabalho leve com Juan à beira do campo e mostrou que não está totalmente recuperado das dores na coxa direita. Já Rogério Ceni seguiu no Reffis e nem sequer foi a campo. Se o trio não treinar hoje, dificilmente estará à disposição para a partida em Pituaçu. No coletivo de ontem, Leão manteve o esquema com três zagueiros e pôs Luiz Eduardo no lugar de Xandão, suspenso.

O esquema chegou a ser usado por Adilson Batista, mas apenas em casos de emergência. Segundo Wellington, esta formação tem dado mais segurança ao meio-campo. "Com três zagueiros fica mais fácil de fazer a marcação. O Leão viu isso e adotou", afirmou o volante.

O treino desta quinta-feira mostrou que Rogério Ceni, Juan e Luis Fabiano devem enfrentar o Bahia neste sábado, em Salvador. Os três trabalharam normalmente com o resto do elenco, sem reclamarem de dores em campo. O centroavante ouviu até ironias do treinador pela dificuldade em marcar gols.

Durante mais de duas horas de treinamento pela manhã, uma das atividades foi a prática de finalizações. Neste período, o camisa 9 falhou ao tentar cabecear a bola e chutando de diversos locais dentro da área, mas nem sempre vencendo o goleiro. "Ah, Fabuloso", gritou Leão, para depois provocar uma furada do atleta. "E é o Fabuloso, hein?". Contrariado, o centroavante respondeu baixo.

Mas não foi só à contratação mais cara da temporada no Brasil que o treinador lançou provocações. Quem cruzava errado e, principalmente, finalizava mal ouvia reclamações ou, pelo menos, uma cara fechada. Marlos e Denilson, este último sem nem olhar para o chefe, foram bastantes cobrados.

As melhores notícias, contudo, estão em relação aos recém-recuperados de contusão. Rogério Ceni, por exemplo, nem parecia ter passado uma semana se tratando de dores no tornozelo esquerdo. Trabalhou com os goleiros, finalizou e pulou fazendo o apoio no local que estava lesionado. Sem fazer cara de dor. O mesmo ocorreu com Luis Fabiano e Juan.

A atividade contou com um aquecimento animado, como tem sido diariamente com Leão, com punições de polichinelo para quem errava. Mais tarde, houve mais trabalho em fundamentos, como passe, e finalizações. A manhã terminou com um treinamento técnico, com toques limitados, encerrando mais de duas horas de atividade.

Com o retorno dos jogadores, os únicos desfalques para a partida em Nordeste devem ser os contundidos Cañete, Bruno Uvini e Casemiro, além de Xandão, suspenso.

Cañete aliás, com menos de 45 minutos em campo pelo São Paulo em três meses no clube, lida com mais um agravante na recuperação de lesão no ligamento cruzado posterior do joelho direito.

O local está inchado e o meia terá que esperar até terça-feira para ser operado.

A preocupação dos médicos é fazer a intervenção com menos inchaço, até para que seja possível localizar se há ainda outra contusão no local. É possível esperar porque o atleta só sente dores suportáveis e em movimentos específicos, não o tempo todo.

Na previsão mais otimista, o argentino ficará à disposição somente em abril, quando o São Paulo estará na disputa da parte final da primeira fase do Campeonato Paulista e, se tiver um início de ano dentro do esperado, chegando às etapas mais decisivas da Libertadores ou da Copa do Brasil. Neste Brasileiro, o jogador, de 21 anos e vinculado ao Tricolor até 19 de julho de 2013, não poderá mais ajudar.

0 comentários: