3 de novembro de 2011

Momento Histórico - Arthur Friedenreich



Meus amigos a partir de hoje estarei inaugurando um novo espaço no blog Força Tricolor, o Momento Histórico, onde estarei descrevendo um pouco da história do São Paulo Futebol Clube e dos personagens históricos que por aqui passaram.

E para abrir esta seção estarei falando de Friedenreich, que para muitos foi o maior jogador brasileiro antes de Pelé, também conhecido como El Tigre ele foi o primeiro grande ídolo do futebol brasileiro.

Arthur Friedenreich era mulato e somente pode competir nos clubes tradicionais da cidade de São Paulo por ser  filho de um alemão. Nasceu em 18 de julho de 1892 em São Paulo e faleceu em 06 de setembro de 1969.

Foi o artilheiro do campeonato paulista em oito ocasiões. Chegou ao São Paulo F. Clube em 1930, após o encerramento das atividades do departamento de futebol do Clube Paulistano.

Brilhou também com a camisa da seleção brasileira. O apelido de "El Tigre" foi dado pelos Uruguaios, em 1919,após uma partida pela seleção brasileira. Pela seleção conquistou a Copa Rocca de 1914, primeiro titulo na história da seleção brasileira, e os campeonatos Sul-Americanos de 1919 (marcando o gol da final) e 1922.

No ano de 1925, voltou da Europa como um dos "melhores do mundo", depois de vencer, pelo Paulistano, nove dos dez jogos disputados. Um de seus mais incríveis feitos, ocorrido em 1928, foi a marca de sete gols numa única partida contra o União da Lapa, batendo o recorde da época. Ele jogava pelo Paulistano e o resultado final foi de 9 a 0, no dia 16 de setembro



Um encontro de craques históricos. Da esquerda pra direita: Leônidas da Silva, o Diamante Negro do futebol que eternizou o chute de bicicleta e até virou nome de chocolate, o inesquecível Arthur Friedenreich e Pelé, o Rei do futebol. 






Friedenreich  foi o Principal jogador do "Esquadrão de Aço", como era conhecido o time do São Paulo até a metade da década de 30.

Suas principais características como jogador eram sua habilidade para execução de dribles curtos, grande capacidade de improvisação e seus chutes faziam a bola pegar muito efeito.

Uma característica marcante de sua personalidade era o poder de questionador. No ano de 1932, o atleta aliou-se na luta dos paulistas pela independência do estado, chegou a doar troféus, medalhas e prêmios, em benefício da causa. Foi também contra a profissionalização do futebol no país.

Deixou sua marca no São Paulo como o jogador com maior média de gols da história do clube, e o décimo sétimo na lista do maiores goleadores com 99 gols.  Marcou seu primeiro gol em uma partida profissional em 1933 na vitória de 5 a 1 sobre o Santos.

Ao todo em sua carreira, marcou 558 Gols, em 562 partidas disputadas, abandonou os gramados aos 43 anos e viveu na pobreza um bom tempo até sua morte em uma casa onde morava que fora cedida pelo São Paulo Futebol Clube.

Espero que tenham gostado, em breve voltaremos a contar um pouco mais de história neste espaço. 

0 comentários: